Pages

sábado, 8 de setembro de 2012

Design de Personagem: Lucas (W.I.P.)


Com certeza o maior desafio que tive na produção desse curta foi na parte de Design de Personagem! Antes de começar a produção eu tinha muita pouca experiência em modelagem orgânica, para não dizer que eu não sabia praticamente nada sobre o assunto!


Ainda em 2011 quando o roteiro estava apenas nascendo a Suzani Figueira já começou a trabalhar nos concepts do Lucas, se baseando nas referencias que eu passei para ela. As principais foram personagens como o Scott Pilgrim e o personagem principal do The Lorax. Ao lado vocês podem ver alguns outros exemplos.

Com os concepts prontos (veja alguns deles no final da postagem) nós então dissidimos que antes de começar a modelagem 3D dos personagens iriamos sujar as nossas mãos modelando o Lucas em massinha. Fomos até a Casa Cruz e gastamos o nosso suado dinheiro comprando material para modelagem como a massinha DAZ, ferramentas de modelagem, arames e coisas do tipo. Ainda nas férias de verão nós modelamos três versões do Lucas, mas apenas uma conseguimos finalizar: o busto (que você pode ver logo abaixo).



Essa experiência me ajudou muito na hora de criar o modelo 3D do Lucas, com certeza não foi um tempo jogado fora. Agora com os concepts, Model Sheet e Busto prontos finalmente pude partir para a modelagem 3D.

No semestre de 2012.1 peguei a disciplina de Modelagem de Personagem com o Gustavo Rosa, um dos trabalhos era criar um "avatar 3D" de você mesmo, com isso aproveitei que o Lucas estava parecendo um pouco comigo para matar coelhos com um tiro só. Podemos dizer que a primeira versão do Lucas era eu. Depois que o trabalho foi entregue fiz algumas mudanças no modelo para ficar mais parecido com a ideia original. Com muito suor e quase dois meses de trabalho a primeira versão do personagem principal ficou pronta, vejam ela abaixo:
Isso foi no final de Junho, em Julho fui para Vancouver estudar animação e fui um mês que quase não mexi do curta. Ao voltar, no começo de Agosto, comecei a criar o rigging (esqueleto) do Lucas. Processo que consistiu em criar o esqueleto completo do personagem, criar os seus controladores para eu poder anima-lo depois e fazer o skin (grudar a pele no esqueleto). No final de mês o Lucas já estava com os controladores corporais prontos.

Agora "já" estou com o personagem pronto para começar a animar. Lembrando que ainda falta criar os controladores faciais que estão sendo finalizados pela Suzani Figueira, mas isso no momento não será um problema para a animação pois a animação facial é a última coisa que fazemos.

Abaixo vocês podem ver o primeiro teste de animação que fiz do Lucas, animando um simples walk cycle testei se o rigging e skinning estão funcionando corretamente e comecei a testar como a simulação de tecido irá funcionar.

Esta é a primeira postagem que escrevo sobre o Design de Personagem do Stair Wars, ainda tem muita coisa para contar. Vocês também podem acessar o Flickr do curta para ver mais imagens da produção.


Algumas Fases do Desenvolvimento do Lucas


W.I.P. da Modelagem e do Rigging do Lucas




Controladores Corporais e Faciais do Lucas

3 comentários:

Designer/Animador disse...

Puxa, muito legal!!!
Espero que continue postando esse "diário" de produção, é muito interessante!

marcosramone disse...

Valeu, Alan! Farei o possível para atualizar mais vezes o blog! :)

Andressa Couto disse...

Show! Já estou curiosa para ver a animação =)

Postar um comentário